Empresas inteligentes entendem a importância de construir uma ponte sólida com seus clientes

Por: Folha de Pernambuco em 05/06/20 às 14H57, atualizado em 05/06/20 às 15H12

Empresas inteligentes – independente de seu tamanho ou setor – entendem a importância de construir e manter um bom relacionamento com seus clientes.

Em 2000, isso significou ter uma forte presença física, fornecendo uma estreita conexão física com os principais clientes. Em 2010, era ter um site que atuava como uma loja virtual para consumidores, abraçando a conveniência e acessibilidade da Internet. E em 2020, será um sistema de CRM (Customer Relationship Management), unindo tudo para proporcionar uma experiência omnichannel adaptada a consumidores cada vez mais experientes.

Os CRMs são projetados para atrair, reter e satisfazer seus clientes com soluções voltadas para o cliente e processos que permitem dar a eles mais do que eles querem, quando querem e da maneira que melhor lhes convier.

Muitas empresas já estão se beneficiando do uso de um CRM, com empresas australianas, por exemplo, gastando US$ 2,3 bilhões em CRMs em 2018. Esses sistemas em constante evolução continuarão a se tornar mais “consumidos” em 2020, e aqui estão algumas coisas que esperamos ver deles.

Tecnologias específicas da indústria

À medida que os sistemas de CRM se tornam mais específicos para cada vertical, sua capacidade de se misturar à tecnologia principal desse setor será crucial.

Um considerável crescimento de sistemas CRM vão vir de ofertas específicas que atendem a setores importantes como saúde, manufatura, seguros, varejo e outros. Cada categoria tem necessidades e desafios específicos, que são melhores abordados por soluções dedicadas do que por um software genérico de CRM.

Um exemplo disso é realidade aumentada e virtual (AR/VR) dentro do setor de varejo. Varejistas na Austrália usam o AR/VR para oferecer experiências mais impactantes nas lojas, é necessário integrar esses sistemas ao CRM para que os dados possam ser retransmitidos em estágios adicionais do ciclo de vida do cliente.

Portanto, seja qual for o setor em que sua pequena empresa opere, o CRM em 2020 poderá se adaptar melhor às suas operações, ao invés do contrário.

Plataformas Mobile-first

O Mobile CRM deixará de ser um complemento para se tornar uma parte da função principal. Os sistemas de CRM precisam permitir que as equipes de vendas rastreiem e atualizem seu ciclo completo de vendas a partir de seus telefones.

Além disso, podemos esperar que vários recursos de CRM, incluindo personalização, se tornem mobile-first, em oposição aos processos atuais em que os recursos são adaptados para dispositivos móveis após serem construídos para computadores. Portanto, se sua pequena empresa depende de uma operação de vendas mobile, o CRM vai te ajudar em 2020.

Controle de voz mais profundo

Um dos principais objetivos da IA e do aprendizado de máquina é otimizar os negócios, reduzindo o trabalho manual e repetitivo, como, por exemplo, a entrada de dados do cliente. Em 2020, isso será possível com um processamento de voz mais profundo, onde os representantes de vendas podem orientar um assistente virtual para coletar informações do cliente e executar ações cruciais.

Assim como Siri, Alexa e Google Assistant se tornaram uma parte onipresente da vida cotidiana, o controle de voz se tornará uma grande parte dos CRMs em 2020, liberando os funcionários da sua pequena empresa para aproveitar o tempo fazendo tarefas mais importantes.

Levar sua pequena empresa para o próximo nível é fornecer uma experiência incomparável que transforma boas relações com os clientes em ótimas. Com o poder evolutivo e personalizado de um sistema de CRM em 2020, sua pequena empresa pode melhorar não apenas a experiência voltada para o cliente, mas também as soluções de back-end que permitem atender melhor suas necessidades de maneiras sutis.

É a experiência do cliente em 2020 e o que pode promover maior satisfação e lealdade à marca para seus negócios a longo prazo.