A competição entre as organizações a cada dia que passa se torna mais acirrada, conseguir se destacar e atrair os olhares dos consumidores para sua empresa é um desafio constante.

Se não bastasse isso, obter a fidelização dos consumidores se torna outro desafio, chegando a ser ainda maior. Mas com certeza é fundamental que as organizações tenham estratégias focadas em aumentar a fidelização de seus consumidores. Percebe-se que as empresas com maior sucesso são aquelas que conseguem criar vínculos com sua marca e transmitir seus ideais em toda forma de comunicação.

Partindo deste cenário, muitas organizações aderem a alguns softwares para auxiliar nos processos de gestão (ERP), bem como nos processos de marketing e vendas. Existe uma vasta gama de softwares que atendem a essa variedade de necessidades, e portanto, quando você estiver procurando um software procure entender bem a sua necessidade, mas também o que o mercado está exigindo que você melhore.

Pensando em software para marketing e vendas listo alguns exemplos que seu negócio talvez precise para melhorar a presença digital e também melhorar a eficácia de suas vendas.

Software de CRM: contribui na gestão do relacionamento com o cliente e na visualização do pipeline de vendas. Com o uso de um sistema de CRM você poderá controlar melhor as oportunidades de venda que sua empresa identifica e saber exatamente em qual estágio do funil de vendas elas se encontram. Você conseguirá mensurar melhor os resultados da equipe comercial e também identificar possíveis gargalos no funil de vendas.

Software de Automação de Marketing: é uma ótima opção de sistema para quem deseja trabalhar de forma eficiente estratégias de Inbound Marketing, ou seja, ter um fluxo que leve o lead a avançar na jornada de compra de forma automática até estar pronto para comprar. Um software assim permite que a equipe tenha mais agilidade e consiga focar nos contatos com mais potencial de compra.

Software de Criação de Landing Pages: hoje já é algo comum você encontrar materiais ricos, como: e-books, planilhas, vídeos os quais para acessá-los você precisa informar alguns de seus dados. Essas páginas que você acessa têm como principal objetivo converter um maior número de leads para que sejam qualificados.

Software de E-mail Marketing: engana-se quem acredita que o uso de e-mail morreu, ainda é uma das formas mais eficientes de trabalhar a nutrição dos leads (contatos), principalmente quando a empresa consegue definir estratégias de nutrição personalizada de acordo com as particularidades e preferências de cada pessoa, por isso também é importante monitorar e avaliar os resultados destas ações constantemente.

Software para Gestão de Leads (contatos): muito útil para armazenar e organizar todos os contatos (leads) que sua empresa captou. Esses contatos podem ter sido obtidos por meios de formulários no site, landing pages, eventos, indicações, entre outras formas. O que não pode acontecer é você deixar esse contato esquecido, por isso na gestão de leads você poderá acompanhar todas as atividades e ações realizadas com um lead e monitorar até que o mesmo esteja qualificado.

Outros, como já citei existem muitos softwares para que você possa gerir suas ações de Marketing e Vendas, os listados acima são alguns que eu considero bem relevantes para trabalhar a atração, conversão de leads, fechamento de vendas e fidelização de clientes.

Em minha empresa utilizamos o Atendare um software que auxilia tanto a equipe de marketing como a equipe comercial. Esse software conta com dois módulos o Atendare Marketing e o Atendare Vendas, assim, se você como eu precisa captar e qualificar seus contatos, gerir as negociações e buscar fidelizar seus clientes, o Atendare é uma excelente opção pois funciona integrado.

Enfim, para que sua empresa possa ter melhores resultados minha dica é aliar as estratégias de Marketing com as estratégias de Vendas, assim essas duas áreas irão conseguir obter um ROI muito melhor.