March 20, 2018 –

O Contexto –

A Artlaser Gráfica e Editora é uma das maiores gráficas do Brasil. Atuando há 26 anos com sede em Araras (SP) e filial em São Leopoldo (RS), é especializada em folhetos promocionais e suas seis rotativas trabalham 24 horas por dia, produzindo mais de 2 milhões de impressos por hora. A qualidade de seus impressos é reconhecida pelos mais de 50 prêmios que receberam do setor.

A companhia cresceu bastante nos últimos anos e adquiriu outras empresas, gerando uma diversidade de processos comerciais. Entre outras questões, o controle de metas da área comercial e o processo de logística demandavam grande esforço por parte da equipe responsável, causando confusão a respeito da atuação de representantes comerciais. Até então, a Artlaser não possuía um software profissional de gestão de relacionamento com seus clientes e interações destes com a gráfica.

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A solução: Dynamics 365

Contando com o know how da parceira I4D, o Microsoft Dynamics 365 foi implementado nas áreas de vendas, marketing, administração comercial e logística da Artlaser, no papel de ferramenta de gestão de processos e relacionamento com os clientes, unificando todos os pontos da cadeia produtiva – desde processo comercial integrado ao ERP até a gestão de relacionamento com os clientes, tanto por parte da equipe comercial quanto do backoffice.

Após a implantação do Microsoft Dynamics 365, a Artlaser obteve ganhos substanciais em informações em tempo real, praticidade na gestão do processo referente à execução dos pedidos de venda e à unificação da informação em ambiente único e confiável.

Satisfeita com os dados obtidos nesta fase inicial, a gráfica encomendou um aplicativo a ser usado pelos transportadores: Realizando a entrega, o motorista informa a conclusão do serviço através dele, que é integrado ao Microsoft Dynamics 365. Todos os envolvidos no processo – cliente, representante comercial e Artlaser – recebem as informações em tempo real de que a entrega do pedido foi realizada com sucesso, tudo isso com rastreabilidade de todo o processo.

A implementação do app foi um grande sucesso. Através dele, a empresa pode gerenciar os pedidos e acompanhar as entregas por motoristas e seus respectivos status, sincronizar as informações do cliente no sistema após a entrega e automatizar a comunicação entre todos os envolvidos. Todas as alterações de status na entrega gera uma notificação e todos os envolvidos são comunicados em tempo real.

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A I4D realizou a integração entre o Microsoft Dynamics 365 (Online) e o ERP (local) para a geração das etiquetas utilizadas no processo de expedição. Com isso, todo processo é controlado gerando a quantidade exata de etiquetas a serem adesivadas em cada volume. Essas etiquetas permitem que o pacote seja rastreável durante o trajeto inteiro até seu destino final, o cliente. A solução eliminou os controles paralelos e proporcionou controle seguro da numeração gerada e dos insumos, além de reduzir o número de retrabalhos.

A integração total de todas as áreas da Artlaser através do Microsoft Dynamics 365 permitiu a criação dessas novas ferramentas e procedimentos que resultaram na redução dos problemas de envio e entregas e na melhoria de comunicação entre os envolvidos a respeito de cada pedido, melhorando ainda mais a imagem da gráfica perante seus clientes. “A automatização proporcionou a elevação do cumprimento do SLA de entrega para 95% das entregas” comenta o diretor de operações e novos negócios da Artlaser Gráfica, Flavio Leme. “A grande proposta para a utilização do Microsoft Dynamics como solução empresarial, tanto para a gestão de entregas como para processo de venda, veio ao encontro dos anseios de todos da empresa. Logo após a implantação, os ganhos foram percebidos de imediato com informações centralizadas e em tempo real”.