A quarta revolução industrial chegou e, todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam que estar preparadas ou serão “engolidas” pela concorrência. Essa é a visão atual do mercado e muitas vezes parece mais assustadora do que realmente é. Perguntas permeiam os pequenos e médios negócios em relação a aplicação de tecnologias digitais e as vezes parece até distante de suas realidades. Por isso, nesse texto, iremos sobre como a transformação digital tem influenciado o varejo e como o pequeno e médio negócio pode sim ter acesso a todas as soluções digitais de acordo com cada necessidade.

Este artigo tem como base o maior evento de varejo do mundo, o Retail’s Big Show 2017, promovida pela NRF, a National Retail Federation. O evento aconteceu em Nova York, entre os dias 15 e 17 de janeiro, no qual Kip Tindell, chairman da Federação Nacional de Varejo, destacou no keynote de abertura a importância do mercado varejista para um aspecto mais humano do futuro e como isso impacta a relação das marcas com os consumidores.

A Microsoft contou com um estande com 30 ilhas de demonstração e mostrou soluções que permitem que os varejistas e marcas prosperem no ambiente competitivo de Transformação Digital, combinando o melhor das tecnologias digitais nas lojas para entregar experiências diferenciadas, personalizáveis e únicas ao consumidor, empoderando os varejistas. Todas as soluções/produtos dispostas no estande foram feitas em parceria com as empresas ESRI, FreedomPay, Mojix, Episerver, Sitecore, AFS, Plexure, Neal Analytics, Cognizant, Shelfie, FaceCake, que apresentaram tecnologias incríveis associadas as soluções Microsoft (Microsoft Azure, Power BI, Dynamics 365, entre outras), como robôs que escaneiam as lojas, mobile apps, máquinas de venda e prateleiras de supermercado inteligentes. Abaixo alguns exemplos do que os varejistas puderam ver:

– Shelfie é um robô inteligente que, por meio do Microsoft Azure, é capaz de criar análises inteligentes dos dados coletados nas prateleiras de supermercados. O robô “anda” pelas prateleiras, rastreando preços, verificando disposição dos produtos e entre muitas outras funcionalidades, ajudando o varejista na gestão de estoque, tomada de decisões em relação a posicionamentos nas gôndolas e etc. Essa é uma das tecnologias que mais impressionou os grandes varejistas de supermercados.

– O aplicativo móvel Microsoft StaffHub, suportado pelo Office 365, possibilita o gerenciamento de informações de equipes como turnos e horários de trabalho em tempo real entre os colaboradores.

– FaceCake traz uma solução que revoluciona a experiência do consumidor ao permitir, por meio da realidade aumentada, a prova do produto sem ter quer se trocar ou experimentá-lo na própria pele. A Tecnologia pode ser aplicada para inúmeras situações como prova de roupas, maquiagens e etc.

Para ver essas e outras tendências tecnológicas apresentadas pela Microsoft, acesse os vídeos exclusivos da feira aqui. (Obs. há a possibilidade de colocar legenda em português no canto inferior direito da tela).

Empreendedor, é tempo de rever conceitos e processos para se reinventar na era daTransformação Digital, afinal, aspectos inovadores e disruptivos da tecnologia têm sido influência direta na jornada de compra dos consumidores. Sua empresa precisa começar a dar pequenos passos em busca de grandes conquistas. Portanto, é essencial que seu negócio, em um primeiro momento, opere com uma gestão baseada na Nuvem. Esse será o primeiro passo rumo a produtividade, mobilidade e segurança. E a Microsoft pode ser o seu aliado nessa migração, porque tem soluções específicas que se encaixam no tamanho do seu investimento, como por exemplo, planos do Office 365, e Azure!