01/02/2019 – Atualmente, o profissional desta área é um dos mais valorizados no mercado

As ações de Marketing no meio digital têm mudado as estratégias de atuação de muitas empresas. Com isso, a busca por profissionais qualificados na área tem sido crescente no mercado de trabalho. Para quem concluiu o curso de Marketing e está em busca de oportunidades, tem a opção de investir nesta carreira através de uma especialização em Marketing Digital.

Os especialistas devem saber muito mais do que a teoria, precisam ter estratégias e planejamento de comunicação e vendas que conectem pessoas e empresas. Por isso, os empregadores tem apostado cada vez mais nos serviços desses profissionais, que oferecem propostas de serviços diversos e segmentados de acordo com as necessidades de cada cliente.
A carreira em Marketing Digital oferece uma perspectiva de bons salários, além de oferecer diversas opções de oportunidade de trabalho. Nesse mercado carente de bons profissionais e, ao mesmo tempo, com a competição cada vez mais acirrada, é preciso considerar alguma opção de carreira e escolher um caminho a seguir. Listamos 5 oportunidades de carreira para profissionais de Marketing Digital. Confira:

Social Media

O Social Media ou analista de mídias é a pessoa responsável por gerenciar todos os canais da empresa ou pessoa. Ele atua como produtor de conteúdo para as redes e acompanha os resultados dessas publicações. Além da habilidade em se relacionar e estar antenado a todas as tendências da internet, o Social Media sabe, também, identificar os melhores horários de publicação para cada canal, tipos de conteúdo que performam bem, e como construir a relevância nesses meios e se comunicar com o público do nome ou marca que representa. Com base nesse diálogo, tira informações para a criação de postagens, que podem ser com imagens, vídeo, textos e o maior número de recursos possível para conseguir bons resultados.

Produção de Conteúdo

O Produtor de Conteúdo é praticamente o porta-voz da marca ou pessoa. Ele é responsável por levantar os assuntos de interesse do público-alvo, e produzir diversos formatos de conteúdo, e pensar no melhor canal para publicá-los. O profissional dessa área tem boas noções de SEO (Search Engine Optimization), para que o conteúdo produzido e divulgado seja encontrado por ferramentas de busca como o Google. Para atuar com produção de conteúdo, é preciso estar sempre antenado ao que está acontecendo no mundo. Ter noções de CRM (Customer Relationship Management) é um diferencial para esse profissional.

Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) tem um papel importante em um negócio. Esse profissional é analítico, com bom raciocínio lógico, habilidades com números, planilhas, coleta, análise e manipulação de dados, ele constrói as informações e gera os insights que a área precisa para criar e\ou otimizar suas campanhas. Tradicionalmente, profissionais da área de Exatas costumavam ocupar a posição de BI em uma empresa, mas isso está mudando. Com o surgimento frequente de novas tecnologias e ferramentas, novos recursos de aprendizado também estão disponíveis para que profissionais de diversas áreas aprendam e se aperfeiçoem.

Social CRM

O Social CRM é, basicamente, o casamento bem sucedido entre o BI e o Produtor de Conteúdo. A sigla CRM significa Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente), e refere-se a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias com foco no cliente que, desde pequenas empresas e Startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com os clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividades de suas campanhas de captação de novos clientes.

User Experience

O papel do User Experience (Experiência do Usuário) dentro de uma equipe é identificar como pensa o usuário, traduzir para um conjunto de atributos composto por tecnologia, design, conteúdo e arquitetura da informação e alinhar tudo isso com o negócio. Ou seja, é otimizar a experiência do usuário com a marca, produto ou serviço. O que se espera desse profissional é que seu trabalho seja capaz de otimizar a conversão.

Bolsas de Estudo para Especialização em Marketing Digital

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Fonte: E+B Educação | Adriele Oliveira