Por Girish Mathrubootham – 23/03/2018 –

O que é CRM? Se você está fazendo essa pergunta, não está sozinho. O sistema de CRM (Customer Relationship Management) pode ser a ferramenta de vendas mais influente atualmente, mas apenas 18% das empresas adotam um CRM em seu primeiro ano.

Isso é cerca de 2 em cada 5 empresas. O que significa que 3 das 5 empresas em todo o mundo estão alternando entre um monte de ferramentas, incluindo planilhas, e-mail de clientes e anotações para executar suas vendas diárias. Assim elas podem fazer o trabalho? Possivelmente. Existe uma maneira melhor de fazer negócios? Sim. É aí que entram os CRMs.

Em 2011, o Nucleus Research concluiu que você ganha US$ 5,60 por cada dólar investido em CRM. Esse retorno foi de US$ 8,71 em 2014 – um ROI de 771%.

Agora, por que tantos negócios estão perdendo uma oportunidade tão grande é o que todos se perguntam, e provavelmente um tema para outro artigo. Por enquanto, veremos o que o CRM pode trazer a você.

Benefícios quantitativos

Considerando que a acessibilidade de dados é fundamental para diminuir o ciclo de vendas para os vendedores em 8-14% (em média), explica por que 53% das empresas de alto desempenho estão investindo no CRM para impulsionar a produtividade das vendas.

Benefícios qualitativos

As ferramentas de vendas evoluíram. Nos anos 60 e 70, as bases de dados dos clientes eram o rolodex. Era a Bíblia para representantes de vendas em todo o mundo, mas também tinha um elemento de risco; um representante de alto desempenho poderia ir embora com seu rolodex (e todas as informações sobre seus clientes). Quando as empresas passaram para o digital, as planilhas e os e-mails mantiveram dados cruciais sobre os clientes mais importantes.

Tanto as planilhas quanto os e-mails mudaram a maneira como fazemos negócios – sem disputa ai. Mas eles não são as ferramentas que você quer para gerenciar relacionamentos com seus clientes.

Quando você quer informações instantâneas sobre aquela ligação na última quarta-feira com John Barney, você não pode se dar ao luxo de revirar as anotações e Post-its. Ou se você precisa voltar rapidamente para aquele e-mail de dois meses atrás, boa sorte com a pasta de Enviados.

O sistema de CRM é único porque é uma solução de software construída para um grupo demográfico – suas equipes de vendas. E é por isso que é a melhor ferramenta para construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Uma solução única e extensa: um sistema de CRM possui telefone, e-mail, relatórios, anotações, compromissos, leads, negócios e muito mais – em um pacote.

Insights instantâneos sobre seus clientes: suas interações com o cliente (e as interações deles com seu site/produto) são capturadas em uma linha cronológica.

Criando uma equipe eficiente: porque os dados estão na nuvem, todos os membros da equipe podem compartilhar conversas e informações de vendas em tempo real. Isso resulta em maior contexto, melhor comunicação e um negócio bem informado.

O sistema de CRM também pode ajudar os vendedores a gastar apenas 35,9% do seu tempo vendendo. Imagine – apenas mais de um quarto do tempo de vendas vendendo, com o resto livre para tarefas simples como atualização de dados, enviar e-mails e descobrir se um lead é bom.

Ao automatizar ações repetitivas através de fluxos de trabalho, os CRMs fazem o trabalho pesado, enquanto os representantes podem se concentrar em fazer ligações, conversas inteligentes e personalizar a venda.

E, ao contrário dos rolodexes, os CRMs evoluíram. Inicialmente construídos apenas para web, os sistemas de CRM já estão disponíveis (e totalmente funcionais) como aplicativos para dispositivos móveis. E os representantes adoram. 81% dos usuários disseram que usam diferentes tipos de dispositivos para acessar seu CRM.

Investindo em um CRM

Então, quanto você deve pagar por um sistema de CRM? Depende. O tamanho da sua equipe de vendas, o tipo do seu negócio, e o que você quer ganhar com o CRM – tudo isso são fatores decisivos. Há software de CRM gratuito também, que lhe dá um pacote de recursos a custo zero, para sempre.

Independentemente de ser um cliente pagador ou um usuário do freemium, passar de planilhas para CRM (em 10x os benefícios e 10x os recursos) é uma vitória.

Considerações finais

Os CRMs são uma solução de curto prazo antes que chegue algo melhor? Eles são apenas outra ferramenta destinada à obsolescência? Não até 2025, pelo menos.

Em um relatório de 2013, a Gartner previu que o CRM seria um mercado de US$ 36,5 bilhões até 2017. Em 2017, a Grand View Research estimou que o mercado de CRM valeria US$ 81,9 bilhões até 2025.

Ou seja, os CRM não estão indo a lugar algum. A questão pertinente é – o que você pode aproveitar deles?