Paula Monteiro, em maio de 2017

Em um momento cuja economia do país não anda lá estas coisas, e com inúmeras instabilidades políticas, as empresas necessitam ter uma rápida atualização de seus sistemas e maneiras fáceis de fazer negócios. Visando atender as já esperadas mudanças no comportamento de consumo nestes momentos de crise. As necessidades devem ser entendidas e atendidas, comportamentos capturados, processados e analisados gerando informações relevantes para tomada de decisões importantes.

Segundo Alberto Rocha da I4D, “As mudanças dos consumidores e a necessidade de atendê-los da melhor forma possível, nos canais que eles desejam e seguindo um certo padrão de qualidade e excelência, atualmente não são mais determinantes na criação de valor ao cliente. É preciso a retroalimentação e o processamento continuo destas informações para a obtenção de vantagens competitivas”.

Somente com a retroalimentação, análise e processamento dos comportamentos e interações dos clientes é possível se antever ao cliente e propor serviços e produtos que chamem sua atenção.

Ter somente o histórico do cliente e não fazer nada com ele, cenário comum em muitas empresas, é a mesma coisa que anotar uma pendência no papel e coloca-lo naquela gaveta que você nunca abre. Você gastou tempo anotando e talvez quando for tomar a ação já seja tarde, o cliente já comprou de seu concorrente.

Alberto Rocha complementa “A gestão dos relacionamentos no mundo atual se torna ponto crucial para o entendimento do consumidor, e com isto ter vantagens competitivas frente aos concorrentes”, isso só reforça a importância da utilização de tal ferramenta em seu negócio, seja ele qual for. Para a geração destas vantagens competitivas, a I4D apresenta para a sua empresa, uma nova maneira de fazer negócio com o Microsoft Dynamics CRM.

O CRM é a sigla que em inglês que significa Customer Relaptionship Management (CRM), ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Embora seja uma associação muito comum, CRM não deve ser tratado somente como um sistema, o conceito dele é mais amplo do que isso, ele é uma estratégia de negócio.

“CRM é uma estratégia baseada em um conjunto de conceitos, ferramentas, processos, softwares e hardwares, provendo a empresa de meios para atender os requisitos dos clientes em tempo real, disseminando as informações dos clientes por todos os departamentos da empresa, para que se possa ter um tratamento diferenciado em qualquer setor em que for atendido. Para isso ocorrer, é necessário que os recursos humanos disponíveis, na empresa, estejam treinados e aptos nesse atendimento.” (BRETZEK, 2000, P.65).

Portanto, a lucratividade obviamente deve ser objetivo de uma estratégia de CRM e a tecnologia deve ser um caminho e um facilitador da implantação desta estratégia.